Artrose e artrite

A artrite é uma condição comum que causa dor e inflamação em uma articulação.

No Brasil, cerca de 5 milhões de pessoas têm artrite. E cerca de até 20 milhoes e de pessoas tem Artrose! Ela afeta pessoas de todas as idades, incluindo crianças (ver abaixo).

Tipos de artrite

Os dois tipos mais comuns de artrite são:

• Osteoartrose
  • artrite reumatóide

Osteoartrose

A osteoartrose é o tipo mais comum de artrite no mundo, que afeta cerca de 15 % das pessoas.

É na maioria das vezes se desenvolve em adultos que estão em seus 40s anos. Também é mais comum em mulheres e pessoas com histórico familiar da doença. No entanto, pode ocorrer em qualquer idade, como resultado de uma lesão ou de ser associada a outras condições relacionados com as articulações, tais como a gota ou a artrite reumatóide.

Osteoartrite afeta inicialmente o revestimento de cartilagem lisa da articulação. Isso faz com que o movimento mais difícil do que o normal, conduzindo a dor e a rigidez.

Uma vez que o forro de cartilagem começa a irritar e fica fina, os tendões e ligamentos têm de trabalhar mais. Isso pode causar inchaço e formação de esporões ósseos, chamados osteófitos.

A perda severa da cartilagem óssea pode levar a fricção no osso, alterando a forma da junta e forçando os ossos para fora da sua posição normal.

As articulações mais comumente afetadas são as do:

• Mãos
  • Coluna
  • joelhos
  • Quadris

Artrite reumatóide

No Brasil, a artrite reumatóide afeta 2000000 pessoas. Muitas vezes começa quando uma pessoa está entre 40 e 50 anos de idade. As mulheres são três vezes mais probabilidades de serem afectadas do que os homens.

Artrite reumatóide e osteoartrite são duas condições diferentes. A artrite reumatóide ocorre quando os alvos do sistema imunitário do organismo afectado articulações, o que leva a dor e inchaço.

O revestimento externo (sinóvia) da articulação é o primeiro local afetado. Este pode, então, espalhados por todo o conjunto, conduzindo a edema e ainda uma mudança na forma da junta. Isso pode fazer com que o osso e cartilagem para quebrar.

As pessoas com artrite reumatóide também podem desenvolver problemas com outros tecidos e órgãos no seu corpo.

Outros tipos de condições de artrite e afins

• A espondilite anquilosante  –  uma condição inflamatória a longo prazo que afeta principalmente os ossos, músculos e ligamentos da coluna, levando a rigidez e articulações fundindo em conjunto. Outros problemas podem incluir o inchaço dos tendões, os olhos e as grandes articulações.
  • Espondilose cervical –  Também conhecida como osteoartrite degenerativa, espondilite cervical afeta as articulações e ossos do pescoço, que pode levar a dor e rigidez.
  • Fibromialgia  –  provoca dor nos músculos, ligamentos e tendões do corpo.
  • Lúpus  –  uma condição auto-imune que pode afetar vários órgãos e tecidos do corpo.
  • Gota  –  um tipo de artrite causada pelo excesso de ácido úrico no organismo.
  • Artrite psoriática  –  uma condição inflamatória comum que pode afetar as pessoas com  psoríase.
  • Artrite reativa  –  pode causar inflamação das articulações, olhos e da uretra. Ela se desenvolve logo após uma infecção do intestino, do trato genital ou, menos frequentemente, depois de uma infecção na garganta.

Os sintomas da artrite

Os sintomas da artrite podem variar de acordo com o tipo de Artrite que te afeta!

É por isso que é importante realizar um diagnóstico preciso!

Fique atento a:

• dor nas articulações, sensibilidade e rigidez
  • inflamação em torno das articulações
  • movimento restrito das articulações
  • pele avermelhada sobre a articulação afetada
  • fraqueza e perda de massa muscular .

Tratamento das artrites

Não há cura para a artrite, mas existem muitos tratamentos que podem ajudar a retardar a doença.

Para osteoartrose, os medicamentos mais prescritos são:

• analgésicos
  • anti-inflamatórios (NSAIDs)
  • corticosteróides

Em casos mais graves, podem ser recomendadas as seguintes procedimentos cirúrgicos:

• artroplastia (substituição da articulação)
  • infiltrações com corticoesteroides
  • artrodese (fusão conjunta)
  • osteotomias (onde um osso é cortado e re-alinhadas)

Para artrite reumatoide, o objetivo é retardar o progresso da doença e minimizar a inflamação das articulações e seus sintomas, além de tentar evitar danos as articulações. Os principais tratamentos recomendados incluem:

• analgésicos (analgésicos)
  • modificadores da doença drogas anti-reumáticas  (por exemplo: biológicos)
  • fisioterapia
  • exercício regular

Veja mais as opções cirúrgicas para a artrose de coluna em tratamentos!!