Dor facetaria

Patologias

 

Dor facetaria (dor articular da Coluna)

As facetas articulares vertebrais (articulações zigoapofisárias) são pequenas articulações que conectam as vértebras na parte posterior da coluna.

 

Existem várias causas que podem levar a dor lombar crônica, estando os discos intervertebrais, as articulações facetárias e a articulação sacro-iliaca entre as principais.

 

Como qualquer outra articulação do corpo, as articulações facetárias podem originar dor, seja por processos de desgaste articular (artrose facetária), seja por estados inflamatórios.

 

O desgaste das articulações facetárias é um processo normal do envelhecimento, mas em alguns indivíduos ele se torna um problema, provocando sintomas dolorosos, a dor facetaria.

 

COLUNA LOMBAR

 

Cerca de 15 a 45 % dos casos de dor lombar crônica são causados pelas articulações facetarias. Estas são é articulações sinoviais, envolvidas por uma cápsula ricamente vascularizada e inervada pelo ramo medial do ramo dorsal do nervo espinhal.

 

 

Na artrose lombar, a dor pode irradiar para região posterior de coxa; com piora a hiperextensão da coluna e melhora a flexão da coluna.

 

 

COLUNA CERVICAL

 

Nas artroses cervicais a dor é mais comum ao nível do pescoço e das escápulas, e pode se irradiar para região dos ombros. A dor normalmente piora com a extensão do pescoço e durante a palpação local.

 

Sempre tentamos realizar um tratamento de reabilitação da coluna, a fim de melhorar os sintomas dolorosos, e existem diversas medicações para tentar diminuir os sintomas. Para os casos de insucesso, existem tratamentos pouco e minimamente invasivos.

 

TRATAMENTOS

É  importante realizar uma reabilitação fisioterápica da coluna!

Mas para pacientes que ainda mantem dor, existem outras alternativas!

 

 

Os tratamentos com maior eficácia são:

  • Infiltração facetária
  • Rizotomia por radiofrequência

 

Infiltração facetária: consiste em puncionar a articulação facetária com uma agulha e aplicar medicações anestésicas e anti-inflamatórias no local. De certa forma, é um procedimento semelhante às infiltrações usadas no tratamento de patologias de joelho ou ombro. O objetivo do procedimento é o alívio temporário dos sintomas, embora, em alguns casos, esse alívio possa ser bastante duradouro.

 

Rizotomia percutânea por radiofrequência: consiste em cauterizar os ramos mediais dorsais (pequenos nervos que inervam estas articulações). Eletrodos são conectados  a um aparelho gerador de rádio frequência, produzindo a coagulação destes pequenos nervos. A destruição destes pequenos ramos nervosos leva a uma anestesia das articulações dolorosas. É um procedimento geralmente realizado após o sucesso do procedimento de infiltração facetaria. E apresenta efeitos mais duradouros.

Tanto a Infiltração facetaria quanto a rizotomia por rádio-freqüência são tecnicas percutânea com utilização de agulhas, e são realizados em ambiente hospitalar.