Compressão medular

Quando a cirurgia lombar pode ser recomendada ??

 

A Cirurgia de descompressão lombar normalmente só é considerada se os tratamentos não-cirúrgicos para a sua parte inferior da coluna não funcionaram e os sintomas estão afetando sua qualidade de vida.

Tratamentos não-cirúrgicos incluem analgésicos, fisioterapia e terapia de injeção espinhal. Terapia de injeção espinal é um esquema de injeções espinais que podem ser utilizados em combinação com outras terapias, tais como fisioterapia.  Anestésico local e esteróides são injetados para ajudar a reduzir o edema e a inflamação.

A cirurgia de descompressão medular lombar também pode ser considerado se o paciente sentir efeitos secundários graves ao tomar medicamentos que combatam os sintomas da compressão.

A cirurgia só será recomendada se você se apresenta saudável o suficiente para suportar os efeitos da  anestesia e da cirurgia.

Algumas das condições que podem ser melhoradas pela cirurgia lombar são descritos abaixo.

Estenose espinal

Estenose da coluna vertebral é uma condição em que o espaço em torno da medula espinhal (coluna vertebral) estreita-se, comprimindo uma parte do tecido nervoso.

Os principais sintomas da estenose espinal são dor, dormência, fraqueza e uma sensação de formigamento em uma ou ambas as pernas. Isso pode produzir que simples caminhada se torne difícil e dolorosa.

A maioria dos casos de estenose espinal ocorre em pessoas com idade superior a 60. Conforme você envelhece, os ossos e tecidos que compõem a coluna vertebral podem se tornar-se desgastados, o que pode levar a um estreitamento da coluna vertebral.

Síndrome da Cauda equina

Síndrome da cauda eqüina é um tipo raro e grave de estenose espinal onde todos os nervos na parte inferior das costas de repente se tornam severamente comprimidos.

Isso faz com que uma série de problemas, incluindo:  dormência na pele ao redor do ânus e da genitália,  dificuldade de controlar a bexiga ( incontinência urinária ), e uma perda de controle do intestino ( incontinência intestinal ).

A Síndrome da cauda eqüina requer internação hospitalar de emergência e cirurgia de emergência, porque quanto mais tempo passa sem tratamento, maior a chance de que vai levar à paralisia permanente e incontinência.

Hérnia de disco e ciática

A  hérnia de disco ou hérnia ocorre quando o revestimento duro/externo de um disco, sofre uma fissura, projetando o recheio gelatinoso(núcleo pulposo) para o canal vertebral. O disco rasgado pode pressionar um nervo ou nervos circundante, causando dor nas partes de suas pernas.

Esta dor pode ser acompanhada de formigamento, dormência ou fraqueza em certas áreas de suas pernas. A dor é muitas vezes referida como dor ciática  e às vezes é pior ao se esforçar, tossir ou espirrar.

A característica mais comum da dor ciática é a dor que irradia para parte inferior das costas, para baixo das nádegas, em uma ou ambas as pernas . A dor pode variar de leve a severa.

A hérnia de disco pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em pessoas entre as idades de 20 a 40 anos.

No entanto, a causa exata de um disco de hérnia é frequentemente desconhecida, com grande importância da genética e da degeneração que ocorre comumente nas idades descritas acima.

Compressão da medula espinhal  por metastáses

Alguns tipos de canceres tais como os pulmões, podem se espalhar para a coluna vertebral e pressionar a medula espinhal.

Os sintomas iniciais podem incluir:

  • dor nas costas, o que pode ser leve no início, mas que geralmente piora com o tempo; a dor é constante e muitas vezes pior à noite
  • dormência nos dedos das mãos e pés
  • problemas para urinar

Sem tratamento, a compressão da medula espinal metastática é potencialmente muito grave e pode resultar em permanente  paralisia das pernas.

Para as pessoas em bom estado de saúde o suficiente para suportar a cirurgia, a compressão da medula espinhal por metástases é melhor tratada com cirurgia. No entanto, cada tipo de tumor tem condutas individualizadas.

 

Veja mais opções de tratamentos de de compressão medular em TRATAMENTOS.