19/05/2017
Cervicalgia
A dor na coluna cervical (pescoço) é um problema comum e geralmente atinge a s pessoas de forma episódica.
A dor e a rigidez geralmente melhoram depois de alguns dias ou poucas semanas, e raramente são sinais de um problema mais sério.
Crise podem surgir se você dormir em uma posição desconfortável, usar o computador por um período prolongado, ou até por uma contratura muscular gerado por má postura.
Ansiedade e estresse também pode às vezes causar tensão nos músculos do pescoço, o que pode levar a dor no pescoço.
Como cuidar da dor cervical com medidas simples
Para a maioria dos tipos de dor cervical, o conselho é geralmente simples: continuar com as suas atividades diárias normais, manter-se ativo, e tomar analgésicos simples para aliviar os sintomas. Você também pode tomar as seguintes medidas para controlar sua dor:
O que causa dor ou sintomas de “travamento” cervical?
Torcicolo
Algumas pessoas, de repente, ao acordar pela manhã, podem apresentar rigidez e sensação de pescoço travado. Este caso é conhecido como um torcicolo agudo e é causado quase sempre por uma lesão dos músculos da região cervical.
A causa exata do torcicolo agudo é desconhecida, mas pode ser desencadeado por má postura, dormir sem travesseiro, ou por transportar cargas pesadas de modo desequilibrado (por exemplo, carregando um saco pesado com um braço somente).
O torcicolo agudo pode durar até uma semana para desaparecer, mas, geralmente, dura apenas 24 a 48 horas.
Artrose Cervical
Às vezes, a dor no pescoço é causada pelo “desgaste” que ocorre nos ossos e articulações em seu pescoço. Este desgaste é decorrente do envelhecimento, que produz a artrose, no caso, chamada espondilose cervical.
A espondilose cervical ocorre naturalmente com a idade. Ela nem sempre causa sintomas, mas em algumas pessoas as alterações ósseas podem causar rigidez da coluna cervical.
Em alguns casos, os nervos cervicais pode ser comprimidos, resultando em dor que se irradia a partir dos braços, e podem gerar dormência nas mãos. Embora a maioria dos casos melhore com o tratamento em algumas semanas, alguns pacientes podem apresentar manutenção e até piora da dor.
Nervo comprimido (hérnia discal).
A cervicalgia causada por uma compressão de nervo é conhecido como radiculopatia cervical. É geralmente causada por uma ruptura de um dos discos cervicais, que acaba extravasando parte de seu conteúdo, e assim comprimindo um nervo.
A condição é mais comum em pessoas entre 30 e 50 anos, porque nesta idade os discos da coluna vertebral começam a iniciar sua degeneração, tornando-se menos flexíveis e mais propensos a lesão.
Na grande maioria dos casos a dor é controlada com analgésicos inicialmente, embora uma cirurgia possa ser recomendada para algumas pessoas com insucesso do tratamento, geralmente após 8 semanas sem melhora, ou piora importante da força.
Como melhorar sua dor cervical!
Você pode utilizar de algumas atitudes:
- Observe sua postura e como você utliliza telefones, tablets e computadores! EVITE posições de flexão cervical prolongadas!
- Fazer pausas regulares no trabalho ou em qualquer atividade onde o pescoço é mantido na mesma posição por um longo período de tempo! Evitar estudar deitado. Isso gera posições que sobrecarregam a cervical.
- Evitar o uso rotineiro colar cervical – não há nenhuma evidência para usar um colar cervical de modo rotineiro. Seu uso é para crises.
- Atividades físicas regulares. Geralmente diminuem a tensão, e o/a adaptam para o dia a dia.
- Se você costuma se sentir estressado, tente técnicas de relaxamento para ajudar a aliviar alguma tensão na sua cervical!
- Evitar dormir de barriga para cima ou de bruços, e ao dormir de lado certifique-se que sua cabeça está em linha com o seu corpo (isto é, não inclinado para o lado) ! Um travesseiro correto é importante!
- Certifique-se que seu colchão é relativamente firme – um colchão muito macio pode produzir posições estressantes para coluna!!
Veja mais em tratamentos da dor cervical na sessão TRATAMENTOS.